Mocidade

É o núcleo da DED – Diretoria de Estudos Doutrinários – com atividades de estudo e vivência da Doutrina Espírita, direcionadas aos jovens de 18 a 21 anos.

As atividades da MOCIDADE compreendem:

  • Aulas teóricas (Estudo das lições do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita);
  • Atividades práticas (Trabalho de Assistência Social, Seminário e atividades de confraternização).

OBJETIVOS da MOCIDADE

  1.  Acolher e integrar os jovens de 18 a 21 na Comunhão Espírita de Brasília;
  2. Proporcionar aos jovens o estudo da Doutrina Espírita nas bases em que foi codificada como Doutrina Consoladora de tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso;
  3. Estimular o desenvolvimento moral por meio da reforma íntima;
  4. Fomentar a prática da assistência social conforme ensinado por Jesus;
  5. Incentivar a participação do jovem nas diversas atividades promovidas pela Comunhão. (palestras, seminários, trabalhos práticos, assistência espiritual, festividades, promoções, etc.)
  6. Promover a união dos jovens por meio de atividades que fortaleçam os laços de amizade.

PROGRAMA de ESTUDO

O programa de estudo da Mocidade é organizado em 4 módulos que abordam os diversos temas da Doutrina Espírita, da seguinte forma:

MÓDULOTEMAS
CiênciaDeus, Criação Divina e Pluralidade das Existências.
FilosofiaVida Espiritual, Influência dos Espíritos no mundo corporal e Codificação espírita.
ReligiãoLeis Morais
Conhece-te a ti mesmoDiversos temas voltados para o autoconhecimento e reforma interior

PERÍODO LETIVO

O curso é medido em semestres de 18 aulas, uma aula de 1h30min por semana.

O calendário do Período Letivo será enviado por e-mail, no ato da confirmação de sua matrícula, ou poderá ser baixado do site www.comunhaoespirita.org.br; também poderá ser solicitado à Equipe de Dirigentes de sala de aula ou na Secretaria Geral (SEGE) – sala 100. No calendário serão indicados os dias de aulas e os principais eventos do ESDE.

ATENÇÃO: Haverá AULA NORMAL nos FERIADOS.

AULA INAUGURAL

A Diretoria de Estudos Doutrinários – DED convida a todos para a aula inaugural do 1º semestre de 2016, que será realizada no próximo dia 21 de fevereiro (domingo) às 19h30 no auditório Bezerra de Menezes.

A aula inaugural marca o início do semestre dos estudos da Doutrina Espírita na Comunhão Espírita de Brasília, trata-se de um evento preparado por alunos e dirigentes, é sempre muito especial. Compareçam!

As aulas se iniciam oficialmente no dia 27 de fevereiro (segunda).

A Diretoria de Estudos Doutrinários dá as boas-vindas aos novos alunos que iniciam agora seus estudos e também àqueles que irão continuar a virtuosa trajetória de acesso ao conhecimento espírita que se fundamenta em três aspectos: ciência, filosofia e religião para a compreensão e prática dos ensinos morais de Jesus.

AULAS SEMANAIS

A Mocidade funciona aos sábados das 17h às 19h.

Rotina das aulas

  • 15min: Harmonização (música e prece inicial);
  • 15min: Estudo do Evangelho (lição do livro Parábolas e Ensinos de Jesus – Cairbar Schutel);
  • 10min: Avisos e comemoração dos aniversariantes do mês (última semana do mês);
  • 05min: Encaminhamento para as salas;
  • 1h10min: Abordagem do tema/conteúdo específico de cada módulo;
  • 05min: Prece final.

Observação

Os 40 minutos iniciais são realizados em conjunto (todos os alunos). A seguir os jovens são encaminhados para as salas específicas de cada módulo.

Faltas

As aulas da MOCIDADE são presenciais e não possuem sistema de pontuação para avaliação do processo ensino-aprendizagem e, embora não formem um Espírita, a conclusão dos 4 módulos habilita o aluno a ingressar na fase II-B do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita para a continuidade dos estudos e capacitação ao exercício do trabalho espírita na Comunhão, portanto é de fundamental importância a presença do jovem nas atividades da Mocidade, em especial, nas aulas teóricas.

A Coordenação da MOCIDADE informará a forma de reposição das faltas nas aulas teóricas após análise das justificativas do aluno.

Para o acompanhamento e a verificação do bom rendimento do aluno, os Facilitadores e Auxiliares da MOCIDADE observarão os seguintes Deveres do aluno:

  • Participar da Harmonização e do Estudo do Evangelho;
  • Comparecer às aulas;
  • Estudar o conteúdo das aulas;
  • Ler os livros indicados pelos Facilitadores;
  • Participar das atividades práticas (trabalho de assistência social, seminário e atividades de confraternização).

Recomendações ao aluno

Para o bom andamento da aula e para o melhor rendimento do grupo, pedimos atenção aos seguintes itens:

  • Comparecer pontualmente a todas as aulas. Evitar faltas, atrasos na chegada, saídas antecipadas. Você estará beneficiando a si e aos outros.
  • Estudar o conteúdo da aula. Esse hábito lhe dará maior entendimento da matéria, maior participação na aula e satisfação de se sentir beneficiado pelos conhecimentos consoladores da Doutrina Espírita.
  • Evitar o uso do celular durante a aula. Isso evitará atrapalhar a concentração da turma e interromper a explanação do conteúdo.
  • Participar da harmonização. Nos 15 minutos iniciais da aula, procure relaxar e se distanciar dos problemas do dia, para que você possa aproveitar a companhia generosa dos Mentores Espirituais, o que se dá por um processo de sintonia positiva.
  • Esclarecer suas dúvidas. Todos nós ainda somos aprendizes, portanto, não se acanhe diante de suas dúvidas, pois elas serão acolhidas fraternalmente pelos Facilitadores.
  • Frequentar as atividades da Comunhão. Assistir as aulas, frequentar as palestras, procurar os grupos de passes e tratamentos, integrar-se aos trabalhos promovidos pela Comunhão, sempre com vestimentas condizentes com o ambiente da Casa, que é uma casa de oração, uma escola, um hospital. Assim você estará exercitando a autodisciplina e o respeito ao próximo.

SEMINÁRIO dos ALUNOS

É a 17ª aula do ESDE e a sua presença será computada normalmente. A única variação no controle dessa presença é que o aluno poderá assistir qualquer um dos Seminários, bastando assinar a Lista de Presença referente à MOCIDADE no dia.

É um evento que cria oportunidade para os alunos, familiares e demais convidados, aprofundarem seus conhecimentos da codificação de Allan Kardec e das obras complementares e subsidiárias da Doutrina Espírita. É uma realização dos alunos coordenada pelos Facilitadores, os quais são responsáveis pela análise e orientação de todo o conteúdo doutrinário apresentado.

AÇÃO SOCIAL – Visita à AMPARE

É a parte prática da formação doutrinária do aluno. Tem como objetivo exercitar os ensinamentos recebidos em sala de aula. Todo aluno será estimulado a visitar a AMPARE (Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais), uma vez por mês, o que constitui uma oportunidade de levar carinho, atenção, consolo e alegria às crianças internadas naquela instituição.

CAMPANHAS

Só são permitidas, em sala de aula, as campanhas que forem aprovadas pelo Conselho Diretor que, hoje, basicamente, são:

  • Campanha de material escolar para menores do Nosso Lar;
  • Campanha de Natal para menores do Nosso Lar;
  • Campanha de Festa Junina para o Nosso Lar;
  • Campanha do Natal dos Deficientes Visuais na Comunhão;
  • Campanha para Feiras e outros eventos na Comunhão, etc.

INFORMAÇÕES

Transferência / Informação

Na Recepção da COMUNHÃO:

  • Local: Avenida L2 Sul, Quadra 604, Lote 27. CEP: 70200-640
    Térreo da entrada principal, em frente à Livraria
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado – das 16h às 21h30

Telefones úteis

  • Recepção: 3048-1801
  • Livraria: 3048-1818
  • Presidência: 3048-1820
  • DED: 3048-1824

E-mails úteis

TORNE-SE UM ASSOCIADO!

A partir do 2º semestre que frequentamos a Comunhão, associar-se torna-se um dever.

Informe-se na Recepção ou na Livraria sobre como proceder.

CONTATO FRATERNO

Caso tenha alguma sugestão, consideração, crítica ou dúvida em relação ao ESDE, entre em contato com a Diretoria de Estudos Doutrinários da Comunhão pelo e-mail “ded@comunhaoespirita.org.br“.

Mocidade